Exposição Somos Somas de Paulo Sabino, expõe o trabalho poético polissêmico e aglutinador, no Oi Futuro Flamengo

 

 

por Fernando Andrade

jornalista e crítico de literatura

 

Como uma cortina (tela) de cinema onde os fotogramas não são cenas de uma história de ficção narrada, e sim, poemas fractais contados através de uma tessitura longa de leituras eminentes de poetas contemporâneos. Esta sala, logo, na entrada do Oi futuro Flamengo, coberta de formas quadradas num mosaico rítmico entre imagem, áudio- voz num fluxo criativo de narrações de poemas do livro do poeta Paulo Sabino que foi projetado projeto como um canhão de luz projetado caleidoscopicamente nas quatros paredes da sala. Esta é a exposição Somos Somas, entrada franca, curadoria de Alberto Saraiva, alterna poemas gravados em celular pelo próprio Sabino e convidados virtuais. Charles Gavin, ex- Titãs, Mabel Velloso, Claudia Roquette-Pinto, Ricardo Silvestrin, Maíra Freitas, Péricles Cavalcanti, Adriano Nunes, Carlos Rennó, Mônica Mendes tem suas imagens projetadas na parede.

Conhecido como agitador cultural e promotor de saraus de poesia no Rio, Sabino faz sua primeira exposição individual. Na galeria 2 do Oi Futuro, do dia 5 de agosto até dia 15 de setembro, o artista convida outros amantes da palavra para participar das obras apresentadas, criando uma rede de pessoas em torno da poesia. Em um grande painel no térreo do centro cultural será reproduzida a biblioteca do artista, cenário constante em seus vídeos poéticos, postados regularmente nas redes sociais.

Frames e versos descortinam a habilidade do poeta com a palavra. Imagens polissêmicas em cores multifuncionais fragmentam discursos e vozes num ritmo cadenciado de evolar versos melódicos e musicais. Alexandra Vieira de Almeida, poeta e crítica literária, acentua que o brilho da exposição expõe o caráter criativo e original do poeta Paulo Sabino. A poeta conheceu Paulo, pela ocupação poética na Cândido mendes, homenagem que ele faz à poetas de dois em dois meses na faculdade.

Já o poeta Tanussi Cardoso disse que a exposição é um resumo de uma espécie de símbolo do fazer poético e literário de Paulo. Segundo ele o poeta é um profícuo inventor carioca da construção da artesania poética vocacionada pelo ritmo e som da palavra fundada à poesia.

Alguns poemas de Paulo foram colocados em vídeo no térreo do Oi Futuro Flamengo, em três instalações, onde ele lê\ declama poemas ainda inéditos.

 

 

PAULO SABINO –  Carioca nascido em Olaria,  edita o site literário “Prosa em poema” e é curador do selo de poesia Bem-Te-Li. Idealizador e produtor dos projetos literários “Ocupação Poética”, no teatro Cândido Mendes de Ipanema, e “A Estante do Poeta”, no Espaço Afluentes. Participa do programa musical “LáDóSiLar”, fazendo a seleção e leitura de poemas apresentados durante as temporadas. Lançou, na programação paralela da FLIP 2018, o seu livro de estreia, intitulado “Um para dentro todo exterior”, com orelha do poeta e filósofo Antonio Cicero e prefácio da escritora Nélida Piñon.

 

Serviço.

Onde: Oi Futuro – Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (Térreo e Nível 2)
Quando: 5 de agosto a 15 de setembro. De terça a domingo, das 11h às 20h
Quanto: Grátis

 

Please follow and like us:
Be the first to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial