
crédito: Matias Cherem Dala Stella.
NAS MÃOS DE BENEDITA é um livro de contos ilustrado. São 22 contos e 24 desenhos. Com algumas particularidades. A maioria dos desenhos veio antes dos contos, que foram escritos depois, de encomenda. Os contos são breves, com exceção de dois, mais longos, incluído o que dá título ao livro. Em todos um leve clima insólito de irrealidade veste sutilmente os gestos, as cenas, as falas. Em todos a presença da mão, como um personagem secundário que está sempre ao alcance dos olhos, embora não interfira diretamente no desdobramento da narrativa.

crédito: Pith Haid.
SOBRE O CONTO QUE DÁ TÍTULO AO LIVRO
BENEDITA é uma polaca ossuda, quiróloga que atende no bairro das Mercês, nos fundos da igreja dos Capuchinhos. É a ela que o personagem do conto recorre quando vê a dúvida recair sobre suas certezas matemáticas. Logo ele, tão fascinado pela exatidão matemática que chegara a crer na “possibilidade de ver o cerne em tudo, de pressenti-lo em cada rosto”. O conto transcorre no vértice desse paradoxo, quando a certeza é atingida pelas transparências do contraditório.
AGRADECIMENTO
Agradeço à editora Cristiane Mateus e à toda equipe da Editora Positivo pela extremada dedicação a esse projeto. Agradeço também à poeta e ensaísta Mariana Ianelli, autora da introdução do livro. Essas parcerias viabilizam nossos sonhos, acrescendo a eles um sopro de alento.
Lançamento do livro “Nas mãos de Benedita”
Data: 29 de novembro de 2019, às 18h30
Local: Livraria Cultura (Av. Paulista, 2.073, São Paulo/SP)
Be the first to comment