Ao ler a obra Coração a Bordo – A essência do sentir da autora Emanuela Sousa, publicado pela Editora Penalux (2020), uma palavra me salta aos olhos: Sentir! O ser humano é por si só, um ser com diversas emoções, ou seja, diversos sentimentos.
Você pode sentir dor, ódio, tristeza, remorso, assim como, alegria, esperança, e por que não o mais admirado e temido dos sentimentos: O amor.
O ser humano é capaz de sentir não somente uma emoção, mas sim, várias, e o que é admirável, é que todo ser humano consegue sentir mais de uma emoção ao mesmo tempo. Frases como ‘Eu me odeio por te amar tanto’ ou ‘Vou morrer de saudade’, até mesmo ‘Me odeio por sentir saudades suas’, mostram o quão grandioso e ao mesmo tempo doloroso pode ser amar alguém.
O amor nem sempre é algo que vem e fica. Ah não, o amor definitivamente não é como nos filmes. O amor é real, e um misto de sentimentos, dentro do próprio sentir amar alguém, você sente raiva, sente tristeza, sente-se eufórico, até mesmo esperançoso, algumas vezes vai sentir-se seguro, até mesmo indefeso, mas no final, vai continuar amando.
A autora Emanuela Sousa, como mesmo descreve sua escrita “A vida é uma roda-gigante, e eu escrevi este livro em muitas noites quando estava na parte baixa dela”, o amor é assim, feito de altos e baixos. Podemos ver isso tudo descrito por meio das palavras da autora em Coração a Bordo – A essência do sentir.
No poema Invasão Na Sua Casa, a autora, por meio de um simples diálogo, tenta explicar o que para ela talvez seja o sentir: “O que é o sentir? Você me interroga no meio das nossas risadas abafadas. […] É tão abstrato quanto o som da sua risada gostosa. É como ouvir sua fala voz ácida e macia logo pela manhã. Me arrepia dos pés a cabeça. – respondo”.
Já no poema Eu Sinto Muito, o qual abre a obra, ela ainda fala do sentir: “sinto muito por você não estar na minha pele, sentindo a adrenalina percorrer sobre as veias, e a cada pulsação ela vai ficando mais forte. […] Eu sinto muito por você viver tão medíocre nessa vida de sentir menos e saber menos, achando que está salvo de todos os maremotos que a vida dá.”.
Em sua obra, a autora Emanuela Sousa lhe convida, caro leitor, a expor assim como ela fez, o seu sentir, deixe extravasar por meio de lágrimas, de sorrisos, de gritos e de gargalhadas, afinal, a vida é um constante sentir, só basta nós sermos humanos para isso.
Marcelo Frota é professor, escritor e poeta. Apaixonado por música, literatura e cinema. É coautor de Compilação Poética das Margens e autor de O Sul de Lugar Nenhum, lançado em 2019 pela Editora Penalux.
Be the first to comment