As paisagens de Paulo Willians – por Carlos Mancur

capafrente pw - As paisagens de Paulo Willians - por Carlos Mancur

 

 

Itinerário entre paisagens convida o leitor a inverter a olhar para dentro

por Carlos Mancur

 

O diretor de Teatro Paulo Williams, que há anos atua na capital paulista, está para lançar seu primeiro livro: uma coletânea de poemas cuja proposta do autor é fazer o leitor sentir e enxergar as coisas de outra maneira, sob outros ângulos.

Paisagens invertidas, obra que sairá pela Editora Penalux, é constituída por 70 poemas, divididos em 7 partes, pelas quais perpassam as paisagens poéticas que o autor costura em seus versos.

“A ideia é levar o leitor a experimentar uma vertigem causada pelo assombro da poesia diante da vida e do amor”, diz o poeta.

Para Williams o valor de uma obra de poética consiste em criar para o leitor “uma ponte de atravessamentos e afetos”. “Por outro lado”, continua ele, “produzir poesia é também resistir. Não devemos nos calar, principalmente em tempos sombrios como o nosso”, adverte.

Nas palavras da escritora Aline Bei, que assina o prefácio do livro, “a precisão na escolha das palavras é notável, além da delicadeza e da sofisticação”. Ela ainda diz: “Fiquei pensando, depois de ler o seu livro, no quanto nos misturamos com as Paisagens que miramos… Não é possível olhar algo sem a lente do eu”.

O livro também traz forte o tema do amor. “Amor como busca, amor como desejo, amor como devaneio, loucura”, complementa Willians.

Segundo Alexandra Vieira de Almeida, crítica e poeta que apresenta a obra na orelha do livro, a poesia de Paulo Williams começa pelo meio selvagem e natural até chegar à cidade com seus revezes. O poeta produz uma poesia que transforma o ambiente, revelando-nos uma íntima relação entre o interior e o exterior, o dentro e o fora. “Com relação à estruturação poética”, destaca a crítica, “Paulo Williams consegue com grande proeza unir a poesia à prosa, rompendo com o purismo dos gêneros. Além disso, o jogo com as palavras e suas combinações é inventivo, revelando-se na sua
poesia a criação do verbo em êxtase estrutural e imaginário”.

O evento de lançamento ainda não tem dada marcada, tendo em vista as
recomendações do Ministério da Saúde de se evitar aglomerações durante esse período de pandemia. Mas a obra já se encontra em pré-venda pelo site da editora.

 

PAULO WILLIAMS:  Nascido em Salvador BA em 1977, hoje vive em São Paulo. Formou-se em Filosofia e Artes Cênicas, estudou Dramaturgia na Escola SP de Teatro. O interesse pela  poesia e filosofia vem desde cedo, resultou em inúmeras experimentações no teatro, tendo a literatura como foco de criação. Fundador do Grupo Tecelagem de Teatro, com o qual ganhou diversos prêmios como ator, dramaturgo e diretor.
É autor das peças Monóculo, Onoff, A Maçã, entre outras. Atualmente desenvolve a ideia original dos roteiros das séries: Insólitas; Desaparecidos e Estranho modo de andar no meio fio.

 

SERVIÇOS
Paisagens invertidas, Paulo Williams – poesia (132p.), R$ 38 (Penalux, 2020).
Link para compra:
https://www.editorapenalux.com.br/loja/paisagens-invertidas

Please follow and like us:
Be the first to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial