A LINEARIDADE TEMPORAL EM RODA GIGANTE | por Marcelo Frota

rique ferrari roda gigante - A LINEARIDADE TEMPORAL EM RODA GIGANTE | por Marcelo Frota

 
 
 
 

por Marcelo Frota

A obra Roda Gigante de Rique Ferrári (Penalux, 2020) me fez relembrar um livro que li na adolescência. O livro em si é Vidas Secas, e assim como nessa obra de renomado autor, Ferrári descreve por meio de uma linearidade temporal em versos, um ciclo com início, meio e fim.

Durante a leitura desta obra, me deparei com algo impactante, Vidas Secas não foi a única referência que me veio a mente, e por causa da linearidade dos fatos representados, me pareceu que eu estava dentro do filme ‘O curioso caso de Benjamin Button’ ou mesmo em ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’. Pois é, a obra parece ser narrada do fim para o início.

Ferrári divide sua obra em duas etapas distintas, a primeira intitulada de ‘Linha de partida’ tendo como seu poema inicial ‘A velhice’, já a segunda etapa está intitulada de ‘Linha de chegada’ tendo como seu poema inicial ‘O nascimento’. Outro fator importante é o último poema que faz um resumo de tudo, este por sua vez é intitulado de ‘a linha de partida / linha de chegada’.

Ao ler ‘A velhice’, você caro leitor vai se deparar com palavras que “explicarei somente uma vez: / não está na obviedade / olhar as partes não funciona / sabemos o que sabemos pelos calos (em parte)”, já em ‘O nascimento’, você se remete ao “bebê / belos olhos cronológicos / a cauda longa, crispada; como se de um felino / o maior desafio: mantê-lo vivo, por isso anotei, / Lisboa, 21 de dezembro, 14h30, esquina Avenida Liberdade.”.

Nesse meio tempo, possui um ciclo que foi descrito com versos intensos, mas simples, o real da natureza humana. Não tenho o direito de tirar o prazer de você caro leitor, de descobrir os ciclos, os altos e baixo que vêm descritos em cada verso, em cada poema, que preenche as lacunas do início ao fim.

Deixo a você leitor, um gostinho do que você encontrará nesta incrível obra, pois depois de ler as últimas palavras, do fim você chegará ao começo: ‘A LINHA DE PARTIDA / LINHA DE CHEGADA’ – “em resumo / do meio para frente, apenas: / cruzar a linha, diploma em mãos / questionar-se sobre a durabilidade do troféu / o botton no paletó, o certificado em papel craf.”.

Please follow and like us:
Be the first to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial