A história de Zene não é uma história a cores. Não possui tons de vermelho ou cinza, nem verde ou amarelo. Zene vive em um mundo preto e branco, um mundo em que a realidade não possui adereços, nem é alegre. O mundo de Zene não comporta máscaras, nem subterfúgios. É o mundo da miséria e da fome. Uma realidade que não quer ser vista. Realidade esta incômoda, inadequada, ignorada pelos governos e pela sociedade.
A realidade de Zene é a mesma de milhares de crianças, de famílias que vivem à margem da sociedade. E mesmo com todas as adversidades, Zene descobre algo que está dentro de nós e é íntimo e particular de cada indivíduo, a felicidade.
Em Uma breve história sobre uma menina chamada Zene (Autografia, 2019), Bibiana de Quadros narra à história da menina Zene, que convive diariamente com a fome em um país africano não especificado. Ao escolher a África como pano de fundo para sua história, a autora mostra a realidade de um continente historicamente marcado pela miséria e pela desigualdade. Um continente assolado por ditaduras e conflitos armados que vitimam sua população, os condenando, muitas vezes, a miséria absoluta.
Zene vive em uma tenda com seu pai, sua mãe e seus seis irmãos. A fome faz com que o mais jovem, ainda bebê, expresse sua dor aos berros. Essa dor é a fome e Zene sabe sua razão, por sentir ela própria agulhadas no estomago. Com o intuito de ajudar a mãe, Zene pega o bebê no colo e o leva para fora e lá, velados pelo céu azul escuro, Zene e o bebê iniciam uma história marcada pela inocência e pela cumplicidade.
Zene encontra no bebê um ouvinte para seus devaneios e confissões, em incontáveis noites sobre as estrelas. E em uma noite como tantas outras, através de um ato de bondade que só é cometido por aqueles que amam de verdade, a menina descobre o significado da felicidade.
Uma breve história sobre uma menina chamada Zene nos ensina o verdadeiro significado da palavra amor, assim como a habilidade de podermos nos colocar no lugar do outro e assim entender seu sofrimento, suas angustias e sua condição social.
A história de Zene se passa na África, mas poderia muito bem se passar no Brasil, na Argentina, na Índia, em qualquer país que tenha a desigualdade como característica da sociedade. Acima de tudo, Uma breve história sobre uma menina chamada Zene é uma história de esperança, que nos mostra que mesmo tendo poucos recursos, podemos sempre contar com aqueles que estão a nossa volta, desde que os laços afetivos sejam verdadeiro.
Preparem-se para emocionar-se com a menina Zene e sua história que transcende fronteiras e que eleva em grau máximo o significado da palavra amor.
Ótima análise sobre a história da Zene. Obrigada por acreditar no potencial da Bibiana. Sucesso em seus projetos e parabéns pela sensibilidade.