Aos leitores de Observadores de formigas – pela Editora Penalux (2019) – deixo um alerta. Você será conduzido pelo autor Glauber Vieira Ferreira, a imensas emoções e reviravoltas. Em sua obra, Ferreira apresenta ao leitor seus minicontos, sendo esses divididos em três partes dentro de sua totalidade. Cada um dos textos desdobram-se em narrativas amplas, com começo, meio, reviravoltas, catarses, epifanias, clímax, desfecho, conclusões e incertezas. Então querido leitor, esteja preparado para assumir o seu papel de co-protagonista nessa jornada intensa proposta por Glauber Ferreira.
Em Observadores de formigas, vemos que Ferreira traz ao leitor a delicadeza do olhar de um observador. E foi preciso muita paciência para observar formigas, cigarras, baratas, cupins, libélulas, abelhas, entre outro, para através de suas observações, reunir nas páginas desta obra, a coleção de seus achados. Podemos ver, que essa coleção trás uma grande variedade e peculiaridade de histórias e contextos vistas nas palavras do autor.
Durante a leitura desta obra, me veio à mente uma palheta de cores, com cores vivas, cores quentes e por vezes frias, e claro, não podia uma obra existir sem seus tons de cinzas. O engraçado é que ao mentalizar as cores, me lembro logo da primavera, onde cada flor tem sua particularidade, e como não podia deixar de ser, Ferreira consegue trazer em suas palavras simples e diretas, histórias e contexto raros, exóticos, e outros mais familiares, com os quais nos deparamos no dia a dia.
Dirijo-me a você futuro leitor e lhe afirmo, Observadores de formigas é uma obra a qual você será transportado à riqueza de detalhes, alguns minúsculos a ponto de ter que usar uma lupa para conseguir ver e compreender, em outros casos, teremos contornos destacados que vão lhe sugar para dentro desta obra. Você terá as mais diversas reações com esta leitura, prepare-se para adentrar nesta obra que vai causar olhares e reações diversas, mas que lhe faram ter uma explosão em seus sentidos.
Marcelo Frota é professor, escritor e poeta. Apaixonado por música, literatura e cinema. É coautor de Compilação Poética das Margens e autor de O Sul de Lugar Nenhum, lançado em 2019 pela Editora Penalux.
Agradeço a leitura e os comentários!