RESENHA | Um livro que me transportou para ‘O Sul de algum lugar’ – por Emanuela de Sousa

 

marcelofrota2020 - RESENHA | Um livro que me transportou para 'O Sul de algum lugar' - por Emanuela de Sousa

 

 

Numa linguagem poética concisa e espontânea, Marcelo Frota, em seu O sul de lugar nenhum me abraçou logo de cara e me levou para lugares já conhecidos por muitos logo nas primeiras páginas. Cada verso lido me lembrou filmes cinematográficos, parecidos com o dançar na chuva de Gene Kelly no clássico Cantando na Chuva. E quando vamos “caminhando” à cada poema, damos de cara com o realismo ali explicito: os bares, a bebedeira, as ruas escuras, as cinzas dos cigarros. De longe, lembro-me de Charles Bukowski, e creio que esta é uma das influências favoritas do autor.

No decorrer da obra, li também uma espécie de romance oculto tomando forma nas linhas poéticas de Marcelo Frota, das mulheres que passaram pelo protagonista e não foram esquecidas. Cada poema do livro poderia render um conto, uma crônica, um recorte de vidas devastadas.

Senti-me acolhida no poema “Amar é para os fortes” dando uma sequência de poemas falando calorosamente sobre o desamor, do amor à melancolia e da estranha relação que os dois tem em comum. Poemas que me prenderam tanto a atenção que não quis mais parar de ler e reler.

Nas linhas caprichadas e bem escritas de O sul de lugar nenhum, o autor nos leva para tantos lugares que nos vemos tomados por uma gama de sensações familiares, como se já tivéssemos passado por ali num passado não muito distante. O problema é quando chega-se nas páginas finais e lemos “O sonhar ao Sul (de lugar nenhum)” e fica aquele gostinho de quero mais, terminando uma ‘viagem’ de forma poética, romântica, meio que à beira do platônico.

Marcelo Frota nos deixa ali, em algum lugar do Sul. E queremos voltar o mais depressa possível para as linhas iniciais, dando-nos a sensação que ficamos perdidos neste lugar, mas conseguimos, de alguma forma, nos encontrar em cada fragmento de seu enredo.

 

 

emanuela sousa 150x150 - RESENHA | Um livro que me transportou para 'O Sul de algum lugar' - por Emanuela de Sousa

Emanuela de Sousa é natural de São Paulo, é apaixonada por artes e, autora de dois livros e do blog “Verdades que não te contei” no Wattpad. Recentemente publicou pela editora Penalux seu primeiro livro de prosas poéticas “Coração a bordo – a essência do sentir.

 

 

Please follow and like us:
Be the first to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial