RESENHA| Livro de poemas “Labirinto & animais endêmicos” reflete a forma da escritura nos meandros do sentidos metafóricos

Henrique Pitt Literatura e Fechadura - RESENHA| Livro de poemas "Labirinto & animais endêmicos" reflete a forma da escritura nos meandros do sentidos metafóricos

 

 

É difícil preencher o lugar de espaço vazio? o objeto é um ser nucleado para tê-lo como casa? se as palavras se juntam, deixando apenas um rabo entre elas, o porquê fazem tanto sentidos? Uma palavra quando entra num labirinto precisa de outras para formar uma frase? O labirinto é um trajeto sem sinal de encaminhar, como um poema, ele não dá a direção certa do significado em desembocar na saída deste meio circular onde as referências, às vezes, não estão tão perto do signo grafado. Diríamos que o labirinto é arbitrário enquanto forma de desfecho de um sentido\ horizonte.

O poema se torna reflexo de uma lógica não binária, quando passeia pelas ramagens de sua copa tão densa e ramificada de signos. E se botarmos bichos e animais não pensando num bestiário à la Cortazar dentro deste espaço entrecruzado – que espaço da mente? Estes animais poderiam flexionar com suas consciências de ruminantes. O poeta Henrique Pitt em seu novo livro de poemas, Labirinto & Animais endêmicos, Editora Penalux, metamorforiza a forma do poema em espelhos onde as imagens internas dos versos entram pelo buraco da agulha que cerze a capacidade de entender o poema quando ele cai em desvão de sentidos.

Os animais seriam uma consciência próxima a nós enquanto seres que formam padrão, com dar e receber estímulos, ter uma reação depois de uma certa ação. Ou seriam apenas seres de caça que obedecem à voz de seu dono referencial? Henrique cria uma narrativa quase polimorfa onde ato da escrita se reflete na sua própria miniatura de desenho encoberto pelo pergaminho literário.

Please follow and like us:
Be the first to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial